5 Conselhos para Criar seu Curso Online

5 Conselhos para Criar seu Curso Online

Pra te ajudar a sair do lugar e começar a fazer seu curso online eu vou te mostrar o que poderia ter me ajudado lá no começo.

1. Escolha um assunto que ache interessante

Um dos principais erros ao criar um curso online é escolher um assunto somente porque é "o que vendendo no momento”. Esse, geralmente, é um erro fatal.

Criar um curso e vender não é fácil e pra isso você vai precisar de uma boa dose  de disciplina e paciência.

Quando você escolhe um tema apenas porque “vende” você não vai conseguir permanecer tentando o suficiente até dar certo. Você vai desistir rápido e não vai ser divertido o suficiente pra que seu cérebro não comece a te sabotar depois de algumas semanas.

Portanto, escolha um assunto que você goste naturalmente. Algo que você aprenderia “de graça”. Isso vai te dar a paciência e disciplina para ajustar o percurso até a chegada dos primeiros alunos.

2. Não crie um curso completo

Mesmo aquelas pessoas que escolhem um assunto que elas adoram encontram um próximo desafio. Elas desejam criar o curso perfeito.

Isso parece ser o caminho ideal mas a verdade é que essa tentativa é inalcançável. Tentar criar o curso completo ou o curso perfeito só vai adiar a chegada do seu primeiro aluno.

Enquanto você não tem alunos você ainda não tem um produto validado (que as pessoas querem). Não faz sentido nenhum você construir um avião completo se não sabe se alguém quer voar nele.

Faça um curso bom o suficiente para conseguir seus primeiros alunos e acrescente novas aulas conforme se sentir que seus alunos precisam delas.

3. Prepare-se para vender

Muitas vezes gostar de ensinar não é suficiente para permanecer ensinando.

É por isso que a parte de vendas do seu curso é tão importante quanto a criação do conteúdo em si. Para continuar ajudando seus alunos você precisa conseguir dedicar tempo de qualidade ao seu papel de professor.

A melhor maneira para conseguir isso é ser recompensado por ensinar. Ganhar bem para ensinar cada vez mais e até viver 100% da sua atividade de criar e ensinar.

Mas o ponto é que isso não é algo que as pessoas naturalmente gostam de fazer. Parece que vender é como ofender um amigo e a maioria das pessoas se sente mau até de falar sobre o assunto.

No fundo, penso que isso é um bloqueio que temos por ter referências ruins de vendedores tentando passar a perna em alguém. Eu mesmo precisei re-significar a venda pra mim mesmo.

Hoje, entendo que quando mais cursos eu vendo mais eu consigo ensinar e ajudar as pessoas. Aprender a vender faz o meu trabalho ser mais gratificante e por consequência meus alunos podem ter mais do meu tempo.

Por isso, aprenda a vender na internet. Busque pessoas, livros e cursos que ensinam maneiras de começar rápido. Entenda que seus futuros alunos precisam de você e você precisa ganhar bem para conseguir dar prioridade em ajudá-los.

4. Aprenda a essência do marketing

Em resumo, o seu curso online precisa que você tenha 4 habilidades:

  • Ensinar bem e resolver um problema real;
  • Atrair as pessoas certas até o seu curso;
  • Convencer as pessoas que o seu curso é a solução;
  • Entregar o que você prometeu para eles (e um pouco mais);

Mas com certeza absoluta aprender marketing é uma das mais importante. Não adianta você criar o curso completo e saber vender para qualquer pessoa se você não tem ninguém te ouvindo.

O marketing atrai as pessoas interessadas na sua mensagem e ai então você tem a oportunidade de vender e entregar sua mensagem para elas.

Aprenda a fazer anúncios no Facebook e talvez no Google. Crie conteúdo gratuito para ajudar as pessoas a entender o que você sabe e também gerar a confiança e empatia necessárias para começar a conversa.

5. Peça ajuda

Conheço' pessoas com uma expertise incrível, conteúdos extraordinários que poderiam ajudar milhares de pessoas. Mas muitas vezes isso tudo fica trancado em um lugar quase secreto e com pouquíssimos ou nenhum aluno aprendendo e experimentando.

O perfil da pessoa que gosta de criar muitas vezes se confronta com o perfil da pessoa que não gosta de vender. E isso gera uma grande frustração para quem está tentando ter seus primeiros alunos pela internet.

No cenário ideal o professor aprende marketing e vendas e se torna quase uma máquina de ajudar pessoas e gerar riqueza.

Mas nem sempre isso é realidade e a maioria das pessoas paralisa ao perceber que suas vendas não estão como foi previsto.

Procure alguém que complemente o seu ponto fraco ou pelo menos peça ajuda a um mentor ou um grupo capaz de acelerar o seu processo de aprender marketing e vendas na internet antes que você se fruste e desista.

Boa sorte!